terça-feira, 7 de maio de 2013

O Segredo de Jasper Jones


UM LIVRO SOBRE PORQUÊS, VERDADES QUESTIONÁVEIS e CRESCER

"Eu não entendo nada desse mundo: sobre as pessoas, e porquê elas fazem o que fazem.
Quanto mais eu sei, quanto mais eu descubro, menos eu entendo."



   O segredo de Jasper Jones não é um livro sobre o segredo de Japer Jones. O título vende bem com a sinopse (bom, eu comprei) e o clima de mistério introduzido a partir do segredo permanece até o final, transformando totalmente a vida do protagonista, que não é Jasper Jones. O protagonista e narrador é Charlie Buckton, um adolescente de 13 anos, leitor assíduo de clássicos dados por seu pai e aspirante a escritor.
   Em uma madrugada que mudaria a vida de Charlie para sempre, Jasper Jones, um jovem rejeitado por toda a cidade, tido como criminoso e péssima influência, aparece em sua janela pedindo ajuda. Charlie segue Jasper até uma clareira aonde nunca tinha ido e vê coisas que preferia nunca ter visto. O que acontece ali tira a inocência de Charlie, mostra para ele o mundo real com todos os seus defeitos, horrores e falta de razões.

   O enredo principal algumas vezes adormece e dá espaço a  muitos outros acontecimentos (o que pode desagradar alguns leitores), mas sempre vem a tona na presença de Jasper Jones e nos pensamentos de Charlie. Na verdade, algumas coisa que não parecem pertinentes acabam enriquecendo o mistério com mais detalhes. A proposta do livro vai muito além de narrar um mistério. O autor dá vazão à questões filosóficas em diálogos um tanto extensos de um jeito, às vezes, bem descontraído, como na discussão entre Charlie e seu melhor amigo Jeffrey Lu sobre quem seria o melhor super herói: Batman ou Superman? Aliás, Jeffrey é quem , quase sempre, traz um alívio cômico nessa história tensa. Frequentemente me esqueci que tudo se passa na Austrália, no ano de 1965 (em plena guerra do Vietnã) e, principalmente, que Charlie tem apenas 13 anos, pois tudo o que ele vive parece obrigá-lo a amadurecer.

   Não é mais um livro de literatura juvenil, traz questões bem densas e na maioria das vezes sem respostas. Em certo momento, Charlie lê sobre algumas notícias de atrocidades em que todos sabem quem, como e aonde foi, mas nunca se sabe o porquê. Talvez essa seja a verdadeira proposta de Craig Silvey (o autor), questionar.

AQUI tem uma prévia com algumas páginas do livro, pra quem ficou curioso.

O Segredo de Jasper Jones
Craig Silvey 
288 páginas 
Intrínseca 


2 comentários:

Tô adorando o livro, apesar de estar apenas no segundo capitulo. AMeii o Jeffrey, ele é um exemplo de resiliência!
A discussão deles sobre os super-heróis é tão pertinente que até me fez pensar "qual super herói é realmente SUPER?"

O livro tem um substrato bem pesadinho...mas real. Acho que vale muito a pena ler e refletir sobre o que aconteceu e o que ainda acontece até hoje.

achei muito parecido com as vantagens de ser invisível ;-; não sei se vale a pena mesmo.

Postar um comentário