quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Extraordinário



"Vamos criar uma nova regra de vida...sempre tentar ser mais gentil que o necessário?"

   Extraordinário, de J.D. Palacio é um livro muito encantador. Com uma narrativa bem simples e dinâmica, conta a história de uma vida nem um pouco fácil de forma leve e delicada. August Pullman é um garoto de dez anos comum: toma sorvete, anda de bicicleta, joga bola, tem um Xbox; exceto pelo fato de que, diferente das crianças comuns, é encarado aonde quer que vá. Auggie nasceu com uma síndrome genética cheia de complicações médicas, e como sequela, uma forte deformidade facial, que fez com que se escondesse da vista de desconhecidos durante boa parte de sua vida. Chegou a passar um tempo usando um capacete de astronauta que impedia que vissem seu rosto, assim, poderia se sentir um garoto normal, sem que lhe fizessem sentir o contrário.

   O livro conta a história do primeiro ano em que August vai estudar em uma escola. Ele que até então tinha aulas dentro de casa dadas por sua mãe, dá um grande e amedrontador passo para o seu desenvolvimento. Apesar da inclinação dramática do tema, a autora opta pela delicadeza e não exagera em momento algum. Há, é claro, muito sofrimento por parte de August e sua família, porém, tudo é tratado de forma nenhum pouco apelativa.

   Gostei muito das referências super atuais e pouco usuais nos livros que costumo ler. E principalmente, adorei a troca de narradores, os diferentes pontos de vista, as diferentes formas de se afetar pelos mesmos conflitos. Aliás, não queria que o capítulo narrado pela Via, irmã de August, terminasse; achei a parte dela extremamente honesta e natural. Outro ponto forte são os personagens, é preciso pouco, ou nenhum esforço para se apegar a cada um deles. São pessoas muito adoráveis e reais em suas limitações; e que parecem seguir a regra sugerida por J.M. Barrie em "O pequeno pássaro branco":
Sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário.
   Em suma, é um livro leve e fácil de ler, e que, porém, pode tocar profundamente o leitor com sua delicadeza e encanto.

Ps.: Obrigada por mais um ótimo empréstimo, Cintia!!

0 comentários:

Postar um comentário